Diversos fatores impactam na produtividade dos funcionários, podem ser fatores negativos ou positivos.
Os impactos positivos fazem as pessoas produzirem mais, por se sentirem motivadas e confiantes,
Mas por que isso acontece? Trabalhar em um lugar limpo, organizado e bem iluminado, certamente irá te motivar mais do que trabalhar em um ambiente com pouca iluminação e desorganizado, poderá se sentir pouco produtivo.
Abaixo listamos alguns motivos que impactam no ambiente de trabalho e sugestões de solução:
Clima Organizacional-
É importante saber o que os funcionários estão percebendo do ambiente de trabalho, e o que acham que está causando problemas.
Para melhorar, é necessário saber o que deve ser melhorado, e para isso é importante escutar os funcionários.
Reuniões quinzenais podem ser feitas, envolvendo a todos e escutando os seus pontos.
Trabalho em equipe-
Um ambiente em que está presente a competitividade, certamente não fluirá bem e faltará união entre os funcionários, e até prejudicará a relação de funcionários com a empresa.
Para prevenir esses problemas, é recomendado que o gestor envolva os funcionários em conversas e atividades, podendo ser feitas em salas de descanso e até em restaurantes, para ficarem mais descontraídos e criarem uma ligação, entre colegas de trabalho.
Sobrecarga de atividades-
É necessário encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, para que nenhum dos dois seja prejudicado ou comprometido.
Ao fazer muitas horas extras o funcionário não tem o descanso que deveria, e acaba ficando exausto para os próximos turnos, como consequência, a produtividade cai.
O recomendado é entender o motivo pelo qual o funcionário está ficando sobrecarregado, e o que está causando esse desalinhamento. Poderá ser devido a alta demanda, ou a falta de mais funcionários, é necessário entender o motivo, para assim encontrar a solução.
Para saber mais sobre o assunto, esteja de olho em nosso blog. Semanalmente postamos assuntos importantes a serem discutidos e refletidos.