Skip to main content

Diversos fatores impactam na produtividade dos funcionários, podem ser fatores negativos ou positivos.

Os impactos positivos fazem as pessoas produzirem mais, por se sentirem motivadas e confiantes,

Mas por que isso acontece? Trabalhar em um lugar limpo, organizado e bem iluminado, certamente irá te motivar mais do que trabalhar em um ambiente com pouca iluminação e desorganizado, poderá se sentir pouco produtivo.

Abaixo listamos alguns motivos que impactam no ambiente de trabalho e sugestões de solução:

Clima Organizacional-

É importante saber o que os funcionários estão percebendo do ambiente de trabalho, e o que acham que está causando problemas.

Para melhorar, é necessário saber o que deve ser melhorado, e para isso é importante escutar os funcionários.

Reuniões quinzenais podem ser feitas, envolvendo a todos e escutando os seus pontos.

Trabalho em equipe-

Um ambiente em que está presente a competitividade, certamente não fluirá bem e faltará união entre os funcionários, e até prejudicará a relação de funcionários com a empresa.

Para prevenir esses problemas, é recomendado que o gestor envolva os funcionários em conversas e atividades, podendo ser feitas em salas de descanso e até em restaurantes, para ficarem mais descontraídos e criarem uma ligação, entre colegas de trabalho.

Sobrecarga de atividades-

É necessário encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, para que nenhum dos dois seja prejudicado ou comprometido.

Ao fazer muitas horas extras o funcionário não tem o descanso que deveria, e acaba ficando exausto para os próximos turnos, como consequência, a produtividade cai.

O recomendado é entender o motivo pelo qual o funcionário está ficando sobrecarregado, e o que está causando esse desalinhamento. Poderá ser devido a alta demanda, ou a falta de mais funcionários, é necessário entender o motivo, para assim encontrar a solução.

Para saber mais sobre o assunto, esteja de olho em nosso blog. Semanalmente postamos assuntos importantes a serem discutidos e refletidos.

Leave a Reply